Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

11 de setembro de 2013

Veterinário troca a profissão por franquia de comida saudável

Nascido e criado em uma família de empreendedores, Frederico Macedo Nery, de 26 anos, achou que poderia seguir um caminho profissional diferente. Depois de se graduar como veterinário em 2009, ele trabalhou em fazendas
de confinamento de gado por dois anos, mas o Empretec o levou para outro caminho dois anos depois.

Após o curso, ele decidiu que era hora de ter o próprio negócio. "Estava insatisfeito profissionalmente, sem falar que em casa tive muita influência e apoio para montar minha própria empresa. Minha mãe ajuda a administrar o negócio da família, então é um bom exemplo de como fazer as coisas corretamente", afirma ele.

Primeiramente, ele revendeu de porta em porta produtos congelados (polpa de frutas, pão de queijo, bacalhau, dentre outros). Em um ano e meio, ele percebeu que precisaria abrir uma loja, lanchonete ou mini empório, mas preferiu partir para uma franquia. "Queria algo no ramo de alimentação saudável. Sempre tive muita afinidade com esse assunto", afirma Frederico.

Foi então que ele conheceu a Mixirica Alimentação Equilibrada e se encantou com o projeto. Em junho desse ano, ele inaugurou a loja dentro do supermercado Carrefour, com seis funcionários e um investimento total de aproximadamente R$ 200 mil, que custeou a aquisição do ponto, a reforma do espaço, aluguel e a taxa de franquia. A perspectiva de retorno é de 24 a 36 meses. "Neste primeiro momento, quero estabilizar o negócio, ter noção melhor do faturamento, rentabilidade e funcionamento. Mas já planejo para daqui a dois anos, abrir mais uma unidade em Goiânia", afirma o emrpesário.

De acordo com a consultora do Sebrae em Goiás, Yaskara Bontempo, ele trilhou o caminho correto antes de adquirir uma franquia. "O empreendedor precisa familiarizar-se com o assunto, fazer uma auto avaliação, antes de se decidir pelo empreendedorismo. E o Empretec é um seminário que desenvolve essas competências", analisa ela.

Outra dica importante da consultora é conhecer direitos e deveres das partes e se informar sobre todos os custos envolvidos numa operação como essa. "A instituição inclusive oferece o programa Sebrae Franquias, que ajuda a escolher a franquia mais adequada ao seu perfil", assinala Yaskara.

Fonte: empreendedor.com.br