Entenda como o Google funciona e melhore o tráfego do site da sua empresa
O Google possui 84% de market share no Brasil, ou seja, em cada 100 pessoas que buscam algo na web 84 usam o Google como ferramenta para essa finalidade. Pensando nisso entendemos que o nosso cliente está utilizando o Google
para achar aquilo que ele procura. (O Google é uma empresa com diversos produtos, mas entenda que, quando eu disser neste artigo o Google, estarei me referindo ao buscador Google)
Seria bom entendermos como ele funciona não é mesmo? A boa notícia é que ele mesmo se apresentou para nós em uma campanha. O Google possui uma tremenda credibilidade e as empresas que nele aparecem absorvem (de certa forma) parte dessa credibilidade atribuída a ele.
Veja como as pesquisas Google funcionam:
Vamos agora falar sobre alguns fatores relevantes para o Google e o que você empreendedor deverá fazer para que o seu site se adeque a essa ferramenta de pesquisas e assim ocupe as primeiras posições de forma orgânica (de forma gratuita).
1. Sempre atualize seu site
A atualização do site é umas das principais análises do Google. Quanto mais atualizações, mais indexado nas primeiras posições o seu site ficará.
Dica: Perai, mas o meu site é estático, ou seja o conteúdo não é atualizável. Devido a esse problema lhe recomendo a ter um blog, que será integrado ao site ou feito separadamente, e nele conter links para o site principal. A frequência ideal de atualizações não existe, porém experiências (minhas) provaram que menos de duas atualizações por semana são prejudiciais para o posicionamento do site.
2. Incentive o compartilhamento
Cada dia mais o Google analisa as redes sociais e verifica a quantidade de links para o seu site. Estes links podem estar em um Tweet, no Facebook, em caixas de comentários de outros blogs. Quanto mais links naturais o seu site tiver mais relevante vai ser.
3. Escreva conteúdo rico e limpo
Você até pode se inspirar em outros sites, mas copiar e colar em seu site, isso nunca deverá fazer. O Google sabe quem foi o primeiro a criar determinado artigo, ou seja, ela conhece o autor, e qualquer cópia será identificada automaticamente por ele como plágio. As pessoas só irão compartilhar seus artigos se eles forem relevantes (úteis para elas), não existe segredos aqui, você deve ter artigos únicos, feitos com o seu estilo de escrita.
4. Não coloque apenas textos em seu site
O Google valoriza imagens e vídeos, por isso, quando possível, utilize-os em conjunto aos textos do seu artigo (ou página do seu site). Quanto mais informações úteis o site tiver, mais relevante ele vai ser. Evite termos técnicos e detalhes desnecessários.
5. Utilize palavras chaves em seus artigos
As famosas Keywords (palavras chave) devem ser inseridas naturalmente nos textos e nos títulos dos artigos/páginas. Vamos citar dois exemplos abaixo, um errado e um correto. Criaremos uma imaginária fábrica de balas de goma e iremos falar sobre ela com uma descrição inventada. O objetivo é melhorar o posicionamento da palavra balas de goma no Google.
Exemplo 1 (errado): A Gomex, balas de goma, produz e vende balas de goma. Temos balas de goma azuis, balas de goma vermelhas, balas de goma amarelas, balas de goma brancas, etc. Nossas balas de goma são deliciosas e feitas com o mais alto padrão de higiene. Pensou balas de goma? Pensou Gomex, balas de goma.
Perceba neste texto que a palavra balas de goma está sendo utilizada de forma não natural ou seja isso é um SPAM de palavras (o Google usa o termo Keyword Stuffing). O certo seria:
Exemplo 2 (certo): A Gomex trabalha com diversos produtos. Dentre eles eles podemos citar o nosso carro chefe, as balas de goma. Produzimos diferentes variedades de balas de goma, temos elas vermelhas, amarelas, azuis, brancas e de diversas outras cores. Nossos padrões de higiene são altíssimos trazendo assim segurança a você e a sua família. Vai dar uma festa, organizar um evento ou fazer um buffet? Utilize nossos produtos e não se esqueça das nossas deliciosas balas de goma feitas com muito carinho.
6. Corrija erros utilizando a ferramenta Webmasters
O Google disponibiliza uma ferramenta para analise interna do site, essa é a Ferramenta para Webmasters. Você cadastra o seu site nela e a partir disso o Google lhe dará dicas e informará o que está legal e o que não está legal no seu site. Vale a pena utiliza-la para melhorar o posicionamento do seu blog/site no Google.
FONTE: DESCONSTRUINDO
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