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5 de novembro de 2012

Como cotar e maximizar o valor de sua empresa



Como aumentar o valor da sua empresa? Esse foi o tema da 5ª. Edição do Ciclo de Encontros Novarejo|Panelli & Fassina. “O primeiro passo é criar práticas e métricas para ter certeza de que o que está sendo implementado para gerar valor tem surtido efeito, na prática”, ressaltou o palestrante Davi Rocha, vice-presidente de Investment Banking Itaú/BBA. “O varejo ainda se guia muito pela intuição, é aquela história de que o dono sabe tudo o que é melhor para seu negócio. Mas o mercado tem mostrado que é cada vez menor o espaço para erro”, comentou.

Só uma empresa com processos organizados consegue gerar valor e aproveitar o bom momento econômico que o Brasil vive hoje. Cada empresa precisa fazer o exercício de olhar para dentro e encontrar os principais drivers de geração de valor, tais como marca, governança corporativa, gestão, controles internos e diferenciais competitivos. Estes, por sua vez, geram crescimento, margem, retorno sobre investimento e melhor custo de capital.“O varejo costuma olhar muito para o crescimento e pouco para o retorno do capital investido”, alertou e frisou: “Toda transação feita precisa ter retorno. Se um investimento não trouxe retorno, ou não se sabe qual seu valor, não houve geração de valor”. É também a combinação destes fatores associados às métricas de mercado, que tornará possível a uma empresa ser precificada. Na outra ponta, ele citou o que pode destruir valor, como uma sucessão mal feita ou contingências tributárias ignoradas. Crescer acelerado, baseado em forte alavancagem, é outro risco, assim como contratar financiamentos descasados com a verdadeira necessidade
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Ao gerar valor, a empresa torna-se mais atrativa e gozará de benefícios - como a maior facilidade em trazer capital de um fundo de investimento ou abrir IPO, em se associar a outra para concorrer em melhor escala, ou até mesmo ser candidata a uma venda, compra, aquisição ou fusão. “O varejo brasileiro está com um número altíssimo de transações desse tipo”, comentou Rocha.  

Construção Simplificada do Valor Presente da Empresa 

  • Estudo de viabilidade para abertura de loja: investimento, maturação, margem;
  • Retorno dos investimentos em capital de juros e imobilizado;
  • Crescimento X Retorno: impostos de curto e longo prazo;
  • Análise de fluxo do endividamento.
Fonte : Portal no varejo.