O que os pequenos deslizes podem ensinar
Independente do tamanho ou do ramo da empresa, pequenos deslizes podem acontecer. Não existem fórmulas prontas para que um negócio dê certo, mas sim a possibilidade de aprendizado na prática.
O que todo empreendedor deve ter em mente é que correr riscos e errar será parte da sua vida e que tirar lições de pequenos erros pode ser interessante para o crescimento da sua empresa. Para um empreendedor, cometer pequenos erros pode ser importante para que, a partir deles, correções possam ser feitas. Mas não é tão fácil quanto parece, é necessário parar, respirar fundo e repensar sobre o que está acontecendo e como tirar lições do engano.
Tenha foco
Quando uma boa ideia começa a decolar, é fácil sentir-se seguro e cometer alguns deslizes, como por exemplo, fugir do planejamento inicial. Manter-se focado faz com que o empreendedor consiga monitorar de perto e adaptar o plano de negócios, caso algo saia do esperado.
Escolha bem seus colaboradores
A escolha dos colaboradores também é fator decisivo para o sucesso dos negócios. É comum encontrar pessoas desmotivadas ou que querem puxar os outros pra baixo e contaminam uma equipe inteira. Errar em uma contratação faz com que o empreendedor consiga identificar melhor pessoas motivadas e comprometidas para compor o time.
Lidere, não centralize
Uma falha muito comum no início do negócio é a centralização. Ao acreditar que a melhor forma de gestão é tomar conta de tudo, o empreendedor não delega funções, o que pode ter resultados muito negativos para o negócio, pois ele se torna sobrecarregado e cria uma equipe dependente e imatura. Aprender a delegar tarefas aos colaboradores que se tem mais confiança só faz bem ao crescimento da equipe, e consequentemente, da empresa.
Gerencie suas contas
Nem todo empreendedor entende de finanças, uma área de extrema relevância para o sucesso do empreendimento, e se você já cometeu deslizes por aqui, sabe o quanto isso ficou caro! É muito mais fácil e barato contratar alguém experiente para te ajudar com as finanças, e não se esqueça das finanças pessoais, muitas vezes um negócio afunda porque dívidas pessoais levaram o negócio a falência.
O importante é aprender com os erros, não deixar se abater por eles e principalmente, não comete-los novamente!
Fonte: Pensandogrande.com.br
0 comentários:
Postar um comentário