Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

25 de junho de 2012

A empresa precisa de um sócio?



Você conhece os pontos positivos e os negativos em abrir um negócio em sociedade? Se ainda não pensou nisso, saiba que essa resposta pode impactar diretamente na saúde do seu empreendimento. 

Essa é a dúvida de grande parte das pessoas que pretendem iniciar um novo negócio, porém têm medo de arriscar a divisão do patrimônio. Uma boa sociedade pode ser um amparo na hora que os problemas como falta de cliente, custos elevados e déficit de capital surgirem. 

Por isso, é extremamente importante que se conheça bem os pontos positivos e negativos de se ter um sócio, além de poder contar com um profissional especializado acompanhando todo o processo de abertura da nova empresa. De acordo com uma pesquisa do SEBRAE-SP, 27% das empresas fecham suas portas durante o primeiro ano de atividade. 

O índice também aparece em outras regiões do país. Diante de tal cenário, considere as dicas da especialista e coloque na balança os pontos positivos e negativos desse formato de empresa. 

Pontos positivos 
  • Poder dividir as ideias e problemas da empresa 
  • Saber que tem alguém para representar a companhia na sua ausência 
  • Ter mais capital para investimentos

Pontos negativos 
  • Falta de afinidades no dia a dia 
  • Mistura de problemas pessoais com profissionais 
  • Falta de liberdade para tomar decisões 

Para uma sociedade dar certo, não há receita. O ideal é que as funções de cada um sejam bem definidas e que os objetivos sejam comuns buscando sempre o sucesso e o acúmulo de capital.

Veja os artigos:

Como escolher um sócio para o meu negócio

Entenda a Dissolução Societária

Três testes para escolher (bem) o seu sócio