Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

29 de maio de 2012

O que suas fotos falam sobre você?



Pense em um profissional que você conhece, de preferência alguém com um cargo razoavelmente alto. Encontre sua foto no site da empresa, ou as fotos que ele usa para fins promocionais. A maioria dessas fotos parecem muito boas, certo? (Exceto aquelas em que o rosto da pessoa parece ter sido cortada de uma foto tirada em uma festa.)

Agora vá ao seu Facebook ou perfil no Twitter. Ou faça uma pesquisa rápida de imagens. Será que as fotos que você vai encontrar parecem a mesma pessoa? Nem um pouco... e a diferença pode ser um tanto constrangedora. 

O galã que você vê na foto do perfil acaba por se parecer mais com, digamos, o tiririca.

Claro que você deve tentar ficar bem em suas fotos. A pesquisa é clara: as pessoas querem fazer negócios com pessoas atraentes. Mas não tente parecer bom demais, porque as pessoas também querem fazer negócios com pessoas reais. 

Além disso, um dia você vai conhecer seus clientes pessoalmente, e mesmo que não, enquanto eles estão verificando a sua empresa, seus clientes potenciais provavelmente irão fazer uma busca rápida sobre você também. E seus potenciais clientes acabarão por descobrir que você não é tão bonito, nem tão magro, nem tão jovem, e definitivamente não é bem o artista-simpático-de-sorriso-cativante que suas fotos fazer você parecer. 

Em vez disso: 

Use fotos pessoais que lisonjeiam, mas não enganam.

Escolha fotos que pareçam naturais. Pense em como você vai parecer quando atender um cliente e tente se igualar a esse visual. Evite diferenças entre as fotos e a vida real (ou fotos do site e fotos do Facebook), tanto quanto possível. Pareça bem, mas pareça real. 

Caso contrário, quando seus clientes conhecerem você, naturalmente vão quere saber o que mais você está escondendo ou deturpando.

Nunca use fotos de bancos de imagens.

É básico, mas deve ser falado, pois muita gente ainda faz isso. Fotos assim parecem extravagantes. E elas não enganam ninguém.
As suas piores fotos na realidade são melhores do que quaisquer fotos de banco de imagens. 

Não maquie suas qualidades.

Já viu a Torre Inclinada de Pisa? Ou andou na Calçada da Fama em Hollywood? Em muitos marcos históricos, as fotos parecem muito diferentes, simplesmente porque as áreas circundantes são normalmente cortadas fora. 

Quando você visitar um destes lugares, confira as fotos comerciais. Certamente elas mostram somente as qualidades, mas você não vai fazer isso. Quando você conhece a realidade, a impressão que fica é o desapontamento e não a superação da expectativa, como nas fotos dos lanches que vendem em fast foods.

Lembre-se que você não é uma celebridade. 

Atores, músicos e artistas ganham a vida, pelo menos em parte, pela imagem que eles representam.

Na maioria dos casos, você não. Você leva a sua vida com base no que você  faz, e não em como você parece. Mantenha esse fato em mente e as suas fotografias estarão a seu favor.

Fonte: inc.com