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3 de fevereiro de 2012

Você deveria quebrar estas 6 regras de negócios


Eu não sou de me arriscar. Mesmo quando criança, eu sempre fazia o que os professores me diziam para fazer e ouvia meus pais (bem, na maioria das vezes!). Através da faculdade e no início da minha carreira em empresas
de tecnologia, eu segui um caminho linear e previsível para chegar ao próximo nível de gestão, a promoção seguinte, o aumento seguinte.

Mas então eu comecei meu próprio negócio. Foi quando tudo mudou. Não ter riscos significava não ter recompensas. Eu aprendi que, às vezes, as regras normais não se aplicam. Especialmente estas:

1. Nunca trabalhar com amigos e família. As duas primeiras pessoas que eu contratei foi a minha irmã e a irmã do meu melhor amigo. Por quê? Minha irmã Lori é a pessoa mais detalhista que eu conheço, e a Michelle foi treinada no atendimento ao cliente de uma das maiores redes de lojas dos EUA. Passaram 15 anos, e elas ainda estão na minha empresa, enfrentando tudo e me mantendo sã. Claro, tivemos algumas poucas discordâncias, mas Lori e Michelle sempre foram extremamente comprometidas com o nosso sucesso e sempre respeitaram minha posição e regras de liderança. Nós confiamos uns nos outros e discutimos coisas de família tão facilmente como as atualizações dos projetos.

2. Obter um MBA. Como aprendemos com Steve Jobs, Walt Disney e Mark Zuckerberg, não é necessário ter uma graduação avançada de negócios para ter êxito empresarial. Aproveite as pessoas inteligentes, confie nos seus instintos e vá a luta. Eu ganhei uma visão tremenda contratando um grupo de investimento para ver como outros empresários se posicionam e comercializam em suas empresas. As organizações profissionais de minha área levaram-me a proprietários de sucesso a quem eu ainda me dirijo para pedir conselhos. Trabalho também com uma empresa que me dá acesso a uma analise de peritos sobre qualquer assunto de negócios.

3. Vendas é a chave para o sucesso. Como proprietária da empresa, durante anos eu era a principal pessoa para "fazer chover". Infelizmente, eu sou muito ruim de vendas. Eu odeio pedir dinheiro. Então, eu contratei vendedores profissionais, e todos eles falharam miseravelmente. Agora eu entendo que os meus clientes odeiam vendedores tanto quanto eu odeio vender. Eles realmente só querem alguém que vai compartilhar uma xícara de café e compreender a sua dor, em seguida, chegar a uma solução que não requer ainda mais trabalho. Isto é tudo.

4. Você tem que ter um plano. Por anos, nossa equipe não tinha qualquer plano de negócios formal, apenas uma meta financeira e alguns objetivos-chave. Claro, sem um mapa, você pode desperdiçar tempo e recursos. Você pode até mesmo deixar de notar quando você alcançar seu objetivo. Mas passar semanas discutindo e escrevendo um plano abrangente que poucos seguirão não é produtivo. A nossa começou simples, e vai ficar assim: Uma página com uma meta de receita anual e uma linha de trabalho acordado por toda a equipe, seguido por uma ou duas iniciativas importantes para cada pessoa, por trimestre, e é isso aí. Quando o mercado de tecnologia caiu em 2009, o nosso "plano" nos permitiu mudar de marcha. Nós reduzimos as contas de vendas maiores e fizemos um grande investimento nas mídias sociais. No final, foi isso que nos levou a uma recuperação.

5. Diversificar sua base de clientes. Realmente, nós tentamos durante anos. Mas quando um gigante da indústria é o seu maior cliente e seus gerentes dizem aos colegas de outros departamentos sobre você, como poderá queixar-se? O marketing boca-a-boca é sempre um presente. Claro, nós trabalhamos com muitos outros grandes clientes, e temos abundância de pequenos clientes também, mas o nosso maior cliente é o que nos mantém no negócio. Nós trabalhamos duro para ganha-los como clientes de novo todos os dias.

6. Nunca trabalhar de graça. Há ainda raras ocasiões em que damos os nossos serviços. Na verdade, é assim que começamos este negócio - ligando os amigos que precisavam de algo com amigos que possuem exatamente essa experiência. Depois de dois anos sabíamos que havia uma oportunidade de negócio verdadeiro. E enquanto nós temos aluguel, folha de pagamento, seguros, impostos e outros custos indiretos, há momentos em que não podemos deixar de apoiar uma organização sem fins lucrativos ou um amigo especialmente próximo.

Eu ainda posso ser uma seguidora das regras do coração. Eu continuo aguardando minha vez nos sinais e esperarando pacientemente em filas. Mas uma das coisas mais emocionantes sobre ser um empreendedor é ser criativo e descobrir o que funciona melhor, mesmo que vá contra o que os outros recomendam. Essa é a beleza de ser seu próprio patrão.


Autor:René Shimada Siegel
Fonte: inc.com