As 10 piores coisas a dizer ao demitir um funcionário
Despedir um funcionário pode ser uma experiência estressante e até mesmo dolorosa. Isso porque, enquanto a dispensa de um funcionário é difícil para você, ser demitido é o caminho mais difícil para o empregado.
Portanto, esqueça sobre seus sentimentos. Sempre que você tem que despedir um empregado você deve proteger o seu negócio a partir de um aspecto legal.
Depois disso, seu único objetivo é tratar o empregado com compaixão e respeito. Seus sentimentos são irrelevantes.
É por isso que você nunca deve dizer qualquer um dos seguintes clichês:
1. "Olha, isso é realmente difícil para mim." Quem se importa se é difícil para você? O funcionário certamente não. Toda vez que você falar sobre o quão difícil a situação é para você o empregado pensa: "Ah, é? E eu? Quão difícil você acha que isso é para mim?" Se você ficar chateado, fale sobre seus sentimentos mais tarde com outra pessoa.
E também nunca diga: "Olha, eu não sei como dizer isso ..." Você está certo o que deve dizer. Você está apenas desconfortável dizendo isso.
Nunca sequer insinue que o funcionário deveria compreender a sua dor, isso é apenas egoísmo.
2. "Nós decidimos que precisamos fazer uma mudança." Você não é um time da futebol demitindo um treinador sem sucesso. E você não está realizando uma conferência de imprensa também. Portanto, ignore os chavões. Se você fez seu trabalho direito o empregado já sabe por que ele está sendo demitido.
Indique o motivo da sua ação da forma mais clara e concisa possível. Ou diga apenas: "Marcos, eu tenho que dispensar você."
3. "Vamos cuidar de alguns detalhes mais tarde." Para o empregado, ser demitido é tanto o fim e o início de outro processo: Recolher os itens pessoais, devolver o que é de propriedade da empresa, entender sobre os benefícios, etc.
É seu trabalho saber como tudo isso funciona antes da hora H. Ser demitido é ruim o suficiente para o funcionário; sentado no limbo enquanto você tenta descobrir os próximos passos é humilhante para um empregado que não quer nada mais do que sair. Nunca faça um empregado esperar para se encontrar com outros que fazem parte do processo. Depois de deixá-los ir, o empregado está em seu tempo, não no seu.
4. "Você simplesmente não estão cortando-o em relação a Maria." Nunca compare o empregado demitido a outra pessoa como justificação. Os funcionários devem ser demitidos porque não cumprem as normas, metas ou expectativas de comportamento.
Além disso, comparações entre os funcionários torna possível que, o que deveria ser uma decisão objetiva, vire para o "lado pessoal." Isso é um buraco sem fundo que você vai lutar para escapar.
5. "Ok, vamos falar sobre isso. Aqui está o porquê ..." A maioria dos funcionários vão aceitar calmamente, mas alguns vão querer discutir. Nunca deixe-se ser arrastado para uma discussão de vai e vem. Basta dizer, "Mark, podemos falar sobre isso o quanto você quiser, mas você deve compreender que nada do que discutirmos irá mudar a decisão." Argumentos quase sempre fazem o empregado se sentir pior.
Ser profissional, ser empático, e ater-se aos fatos. Não sinta a necessidade de responder se um funcionário começar a desabafar.
Basta ouvir, que é o mínimo que você pode fazer. E o máximo que você pode fazer.
6. "Você tem sido um empregado sólido, mas nós simplesmente temos que cortar pessoal". Se vocês realmente estão diminuindo o pessoal, deixe o desempenho de fora.
Mas se você não está realmente reduzindo custos, e está se escondendo atrás dessa desculpa para que a conversa seja mais fácil para você, então você está fazendo um desserviço ao trabalhador e você deixa seu negócio exposto a potenciais problemas, especialmente se mais tarde você contratar alguém para preencher a vaga aberta.
Nunca crie um jogo para tentar proteger os sentimentos do empregado, ou pior, para proteger os seus próprios sentimentos. Basta ser simples.
7. "Nós dois sabemos que você não está feliz aqui, então pegue a estrada e você vai ficar melhor." Independente se o funcionário será grato um dia por você tê-lo demitido ou não, não cabe a você julgar. A essa altura, os empregados não podem enxergar uma fresta de esperança na nuvem negra. Deixe-os a encontrar seus próprios vislumbres de possibilidade.
8. "Eu preciso levá-lo até a porta." Eu trabalhei para uma empresa onde a política era a de escoltar funcionários demitidos imediatamente para fora do edifício.
Um funcionário que você demitiu não é um criminoso. Não exponha-os a uma caminhada da vergonha. Basta definir parâmetros simples. Diga: "Mark, vá em frente e pegue seus pertences pessoais e eu vou recebê-lo de volta aqui em 10 minutos."
Se ele não voltar, vá buscá-lo. Ele não vai discutir.
9. "Nós decidimos demiti-lo." A palavra "nós" é apropriada em quase todos os cenários, mas não aqui.
Diga: "Eu." Neste momento, você é a empresa (mesmo se, de fato, você é apenas um empregado.) Assuma a responsabilidade.
10. "Se há algo que eu possa fazer por você, é só me avisar." Como o quê? Escrever uma carta de recomendação brilhante? Chamar seus contatos e falar bem do funcionário? (Claro, se você estiver demitindo bons funcionários, devido à falta de trabalho, você deve fazer tudo o que puder para ajudá-los a recolocarem-se.)
Diga apenas: "Se você tem alguma dúvida sobre os benefícios, contracheques finais, ou outros detalhes, me ligue. Eu vou me certificar de te dar as respostas que precisa." Mas nunca se ofereça para fazer coisas que você não pode fazer. Você pode se sentir um pouco melhor, porque você fez uma oferta, mas o empregado não vai.
Lembre-se, quando você demitir um empregado, é tudo sobre o empregado, e não sobre você - e especialmente, não é sobre o que faz você se sentir melhor.
Fonte: Inc.com
Veja também:
1 comentários:
gostei muito das dicas.
17 fevereiro, 2012Postar um comentário