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27 de fevereiro de 2012

5 regras para evitar produto vencido na loja


Veja como evitar produtos vencidos na gôndola. O problema não se resume à insatisfação do cliente (o que já é grave), mas gera multas e pode levar à prisão.

Produto vencido na loja, um problema recorrente e grave, é hoje ainda mais sério.
Além de significar prejuízo para a imagem da empresa e perda de vendas (o que não é pouco), representa também multas que variam de "R$ 400 mil a R$ 6 milhões e risco de detenção. Desde julho do ano passado, proprietários e gerentes de lojas nas quais o problema é flagrado só podem pagar fiança perante licença de uma autoridade judicial e não mais de autoridades policiais. Ou seja, podem ficar até 48 horas detidos à espera de liberação. A medida vale para todo o Brasil e está prevista na Lei nº. 12.403/11. 

Veja o que os consultores Alejandro Padron, da IBM, e Roberto Azevedo, da ESPM, recomendam:

1 Compras Programadas

Para evitar que os produtos encalhem no estoque e nas prateleiras, o que coloca em risco o prazo de validade, a primeira coisa a ser feita é programar bem as compras. Os pedidos não devem ser definidos exclusivamente a partir das vantagens comerciais oferecidas pelo fornecedor. "Se não for preciso adquirir grandes volumes, fuja das negociações de fim de mês, quando a indústria está louca para bater metas. Estoques muito altos colocam em risco o prazo de validade dos produtos," alerta Alejandro Padron. O mais importante é levar em conta o giro dos produtos, o histórico de vendas, tirando do cálculo períodos de sazonalidade e promoções. Segundo o consultor, estimar a demanda hoje é um processo simples, que pode ser calculado por meio de softwares, exigindo apenas que os parâmetros sejam claros e os dados, confiáveis.

2 Gestão de Estoque

Uma boa gestão de estoque envolve os processos de recebimento, armazenagem e saída de mercadorias. Roberto Azevedo, do núcleo de varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), explica que é imprescindível checar a data de validade durante o recebimento. O prazo deve ser superior a um terço do total. Da mesma forma, convém medir a temperatura dos caminhões refrigerados para verificar se está dentro dos parâmetros exigidos. A estocagem dos produtos, por sua vez, deve priorizar a exposição Peps (primeiro que entra é o primeiro que sai), além de seguir as indicações de temperatura do fabricante, para evitar deterioração dos produtos. Na saída das mercadorias, é igualmente importante adotar o sistema Peps para evitar que os lotes vençam ainda no estoque.

3 Sistema de Gestão Integrada

Softwares com módulos integrados permitem cruzar dados de diferentes áreas, como compras, frente de caixa, estoque, o que garante maior eficiência na programação de pedidos, armazenagem e logística. Alguns sistemas possuem recursos que avisam automaticamente quando o prazo de validade dos produtos está se esgotando. Como essa informação é apurada com base no código de barras inserido no cadastro, o sistema também consegue informar o volume de mercadorias que ainda consta no estoque e nas prateleiras. O fato de esses sistemas indicarem o tempo que ainda resta para o prazo de validade expirar, permite ao varejista realocar as mercadorias nos expositores e até realizar ações promocionais. Os programas de gestão integrada calculam ainda o preço pelo qual os produtos podem ser vendidos no período em que estão em oferta sem causar prejuízos à loja.

4 Manual de Políticas Internas

Os funcionários envolvidos com produtos perecíveis precisam contar com um manual de procedimentos para conhecer suas responsabilidades e saber o que fazer no dia a dia. Nesse documento devem constar todos os processos e etapas de execução, além de metas por área. O acompanhamento cabe aos gestores, que devem orientar os trabalhos e zelar pela boa execução. No manual deve constar, por exemplo, a regra de se retirar dos expositores os produtos com data de vencimento em dois dias. Devem constar também, num outro exemplo, as diretrizes para troca de mercadorias vencidas com os fornecedores. Ou ainda: a definição em laboratório da data de vencimento de todos os alimentos produzidos ou processados na própria loja. O importante é que essas regras estejam de acordo com as leis de vigilância sanitária e boas práticas de segurança alimentar.

5 Promoções Gerenciadas

Na hora de colocar um produto em oferta, é preciso observar o impacto da ação na categoria a fim de evitar prejuízos. Se a loja trabalha, por exemplo, com cinco marcas de iogurte e faz promoção de uma, é provável que as demais versões cresçam menos ou tenham queda nas vendas. A tendência, portanto, é de que sobrem produtos, o que aumenta o risco de vencimento da data de validade. Ao programar uma promoção, é importante reduzir as compras dos outros itens ou realizar a ação quando os níveis de estoque desses produtos estiverem baixos. 

O gerenciamento por categoria também é uma boa ferramenta no controle das datas. Afinal, elimina itens de baixo giro, estabelece critérios para introdução dos produtos e expõe de maneira racional, de acordo com os critérios de escolha do shopper, o que contribui para que todos os produtos tenham uma boa saída e não fiquem empacados na gôndola.

Fonte: Sm.com.br