Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

4 de janeiro de 2012

Como não ser atingido pelo conformismo


Existem circunstâncias que parecem extrapolar nossa capacidade de resolução e até mesmo de raciocínio. Problemas com os quais não nos julgamos capazes de lidar de maneira eficaz. Situações que adoraríamos mudar, mas que parecem estar além de nossa alçada. Ao perceber uma situação assim, o primeiro sentimento que surge normalmente é a frustração pela sensação de impotência causada. Depois, tendemos a nos conformar e convencer a nós mesmos de que "as coisas são assim mesmo".


Mas você sabia do real significado de "conformar"? Esta palavra vem do latim conformo, -are, ou seja, "dar forma". Apesar de ter ganhado outros usos na linguagem atual, esta é a origem do léxico. E qual é a implicação disso? No mínimo, rende uma boa reflexão:


Quando você se conforma com algo, você está dando a si próprio a forma deste "algo" – desta coisa, pessoa ou situação que fez com que seus ombros caíssem e você desistisse de lutar. Você se conformou com sua situação financeira? Esta situação é a sua forma. Você se conformou com a estagnação em sua carreira? Esta estagnação é a sua forma. Você se conformou com um relacionamento conturbado? Este relacionamento é a sua forma.


Diante disso, ficam as perguntas: você está satisfeito com essa forma que você adquiriu? Ou será que também aprendeu a "conformar-se com esta forma"? Poderia ser mais produtivo, mais feliz ou mais tranqüilo caso conseguisse mudar esta forma?


A excelente notícia é que o conformismo não é um caminho sem volta – desde que, é claro, você perceba que está do lado errado da via e decida voltar! Por isso, é necessária uma reflexão sincera e realista acerca dos aspectos de sua vida que verdadeiramente estão fluindo como você deseja e daqueles que "vão indo"... E, mais importante ainda, é saber que, ao contrário do que se pensa, nada está além de sua alçada. O poder está em suas mãos, e para todas as situações cabe uma ação SUA, que pode melhorá-las ou piorá-las. Novamente, está em suas mãos.


Obviamente, nem todas as situações com as quais nos conformamos são maléficas – afinal, se todos nós brigássemos pelos nossos objetivos e vontades, o mundo viveria em guerra constante. Mas é preciso separar joio do trigo – neste caso, o "conformismo bom" do "conformismo ruim". Conformar-se em fazer uma viagem que não era exatamente a que você queria porque seu (sua) parceiro (a) ou filhos ficariam felizes em fazê-la é uma coisa. Conformar-se com um subemprego que mina sua capacidade de desenvolvimento há anos é outra.


É preciso avaliar consistentemente se você anda conformado com uma situação que não lhe traz benefícios (ou pior, traz prejuízos). A ajuda de um profissional coach pode ser fundamental neste processo de descoberta, elaboração de novos objetivos e acompanhamento de ações para buscar o melhor de si em si próprio e alcançar maior satisfação profissional e pessoal.


Autor: Bruna M. Lopes
Fonte: Administradores.com.br