Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

14 de outubro de 2011

Qual o maior erro que um líder pode cometer


Através do "Imaginando o Futuro da Liderança", um simpósio na Harvard Business Schoolespecialistas se reúnem para discutir o que é necessário hoje para desenvolver os líderes que precisamos para amanhã

Qual o maior erro que um líder pode cometer?

Bill George: O mais significante erro que muitos líderes têm cometido nos últimos vinte anos e que muito me irrita é que eles põem seus próprios interesses acima dos interesses das instituições ou organizações em que atuam, e isso é a maior falha que um líder pode cometer. Se você busca seu próprio dinheiro, fama, poder e glória, isso está errado. Como disse Peter Drucker, liderança não é nada disso. Liderança é responsabilidade, e creio ser uma grande responsabilidade que se tem com as pessoas com quem você trabalha, seus clientes, seus empregados, seus acionistas e todos aqueles constituintes que você representa. E isso é uma obrigação. E administrar essa responsabilidade é a essência de uma boa liderança.



Evan Wittenberg: Creio que o maior erro que um líder pode cometer é trair a confiança. É algo que é muito valioso em uma relação entre líderes e todo mundo mais, e se você viola isso nada mais interessa.



Dr. Ellen Langer: O maior erro que um líder pode cometer, creio eu, é estar sempre certo. As coisas estão mudando constantemente, as coisas são imprevisíveis. Quando confundimos a estabilidade do nosso modo de pensar com a estabilidade do fenômeno em questão, agimos como se tivéssemos certeza daquilo com que estamos lidando. Quando achamos que já sabemos, deixamos de prestar atenção. Por que nos preocuparmos com isso já que sabemos como funciona? De novo, já que as coisas estão em constante mudança, a incerteza deveria ser a regra. O que se deseja é um líder que aprenda como explorar o poder na incerteza.



Andrew Pettigrew: Creio que, provavelmente, não viver seus valores. Líderes que se apegam aos seus valores mas não os "entrega" são rapidamente descobertos e rapidamente vencidos, por isso acho isso é provavelmente o maior crime que um líder pode cometer, e acho que isso é provavelmente um dos aspectos pelos quais muitos lideres são vencidos.



Gianpiero Petriglieri: Creio que ficar tão preso a uma visão, e assim perder toda capacidade de duvidar de si mesmo. Eis o outro lado da boa liderança, de uma liderança inspiradora, de uma liderança apaixonante. Às vezes você se pega absolutamente preso, completamente focado em atingir um objetivo, e o que era uma paixão se transforma em uma obsessão. E nesse ponto, talvez, o mais inspirador, pois isso se tornar toda sua vida, seu mundo, e é isso que você tenta fazer e persuadir os outros a fazer. Você pode acabar se tornando o mais vulnerável porque, de fato, pode perder a capacidade de perceber as consequências do que se está tentando fazer, que outras maneiras podem existir, que outras vozes você pode estar calando nessa paixão, nessa busca desenfreada.



Carl Sloane: Pela minha experiência eu diria "arrogância", arrogância pessoal e orgulho excessivo e o fato de confundir o tamanho da empresa ou o sucesso da empresa com seu sucesso pessoal como indivíduo. Creio que isso cria uma distância social, uma distância do poder e pode ser fator desmotivador tanto para empresas como para pessoas. Além disso, creio que aumenta as chances de se cometerem erros ainda maiores.



Jonathan Doochin: Creio que o maior erro que um líder pode cometer é possivelmente o fato de agir muito rapidamente e executar sem antes pensar, de fato, no problema. Em empresas americanas e até mesmo no governo você frequentemente encontra "incêndios" em sua direção e você tem muito pouco tempo para dar um passo para trás, avaliar e pensar sobre o que está fazendo e entrar num próximo estágio com uma nova visão sobre o rumo que se está tomando. Na minha opinião a melhor coisa que um líder pode fazer é dar um passo para trás, juntamente com o time gerencial, buscar conselhos, analisar o problema, ainda que seja um processo de apenas cinco minutos, e somente depois retornar à execução. Um passo atrás é bom tanto no curto prazo ao resolver problemas como também no longo prazo na busca de estratégias.



Scott Snook: Há dois grandes erros que os líderes podem cometer. No meu entender como pesquisador e na minha experiência com líderes, somos muito seguidores, somos muito católicos, aceitamos e perdoamos quase qualquer estilo de liderança desde que duas coisas sejam verdade: Não pode haver o sentimento de que tudo o que se faz é em função do líder, de que não existe um objetivo maior, que todo o meu trabalho é para ele ou para ela. Isso é um engano e o primeiro pecado da liderança, deve ter almo mais importante do que você mesmo. O segundo engano de um gerente é não ser autêntico, tentar ser algo mais, ser inconsistente. A palavra integridade significa ser verdadeiro, ser constante. O grande medo que podemos ver nas pessoas em um ambiente de trabalho é "Como será que ele vai estar hoje? será aquele que vem e me apoia e pergunta como eu estou, ou será aquele que vai falar de mim pelas costas, me apunhalar e me vigiar?" Portanto os dois grandes equívocos de um líder são: Não ser autêntico e consistente. E acreditar que tudo é para ele, que não há nada maior que ele mesmo.



Daisy Wademan Dowling: Acho que o maior erro que um líder pode cometer, ou o maior defeito que ele pode ter é não refletir sobre si mesmo. Eu admiro os líderes com os quais trabalhei e as pessoas no meu dia-a-dia, pessoas que eu realmente gostaria de seguir, pessoas que constantemente reveem suas próprias atitudes, que pensam como podem se desenvolver e como seu comportamento pode impactar outras pessoas. Acho que, quando um líder escolhe colocar suas esperanças em si mesmo, e não ter uma conversa honesta sobre como está sendo feito o trabalho, o que efetivamente a liderança está fazendo, como estamos afetando as outras pessoas, não acredito que ele será um líder efetivo.
 
Essas pessoas são os piores líderes, são pessoas que comentem erros, nunca olham para trás, não aprendem à medida que avançam e não tem consciência sobre como afetam as pessoas ao seu redor.

Fonte: Administradores.com.br / Blogs.hbr.org 
Tradução: Saurater (Sam) Faraday / Gabriel Corrêa

Link do vídeo (em inglês)

E pra você, qual o maior defeito de um líder?