5 erros que um bom vendedor jamais deve cometer
A regra diz que o empreendedor sempre deve ser o melhor vendedor da sua empresa – até porque, nas etapas iniciais, muitas vezes ele é o único. Conheça, a seguir, seis erros que um bom vendedor jamais comete e confira
as dicas do especialista em vendas, Renato Romeo, da SaleSolution, para evitar estas derrapadas.
as dicas do especialista em vendas, Renato Romeo, da SaleSolution, para evitar estas derrapadas.
1. Falar mais do que ouvir
O vendedor que bate na porta do cliente com um discurso pronto tem grandes chances de ouvir um “não” como resposta. “Falar do produto ou serviço sem antes de entender o cliente quer é um erro bastante comum”, destaca Romeo. Em vez de disparar um script decorado, procure identificar as necessidades do seu interlocutor e adaptar sua oferta a elas.
2. Focar nos adjetivos do produto
Não importa o quão maravilhoso o seu produto seja – se ele não trouxer resultado práticos para empresa, a venda não será concretizada. “Muitos vendedores se concentram em abordar recursos em vez de falar sobre o que ele pode fazer pelo cliente”, explica Romeo. O potencial comprador não está preocupado se um software de gestão financeira tem 45 módulos que geram 18 tipos diferentes de relatórios em 3D. Ele quer saber qual é a o ganho de eficiência ou a economia que vai obter optando por ele.
3. Ter medo de fechar o negócio
Fechar um negócio é como jogar uma partida de xadrez: é preciso saber a hora de dar o xeque-mate. Se o cliente sinalizar que está disposto a seguir em frente, não deixe a oportunidade passar. “Quando ele demonstra os sinais de compra, faça perguntas decisivas, que levarão ao fechamento do negócio”, aconselha Romeo.
4. Tentar fechar o negócio cedo demais
O vendedor ansioso demais, que pressiona para fechar o negócio antes da hora, é o outro lado da moeda. “Se você demonstra a ansiedade, acaba perdendo a vantagem na negociação, abre para o cliente a possibilidade de pressioná-lo”, destaca Romeo. Isso pode implicar em margens menores ou condições menos favoráveis para quem vende.
5. Forçar uma aparência de intimidade
O vendedor que quer parecer muito “amigo” do cliente pode soar pegajoso e inconveniente. “Quando você força a barra, gera desconfiança”, aponta o especialista. O consultor recomenda uma abordagem mais neutra. “Respeite a zona de conforto do cliente, não invada o seu espaço pessoal”, ele acrescenta.
Fonte: Exame.com
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