Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

16 de setembro de 2011

Vale a pena pagar horas extras aos funcionários?


As horas extras sempre foram motivo de sofrimento para os empresários. Isso porque o valor da hora é muito mais alto do que de uma normal trabalhada.

Elas aparecem quando existe algum pico na produção (comércio, indústria

ou serviço), épocas em que a empresa vende uma quantidade grande para entrega num curto prazo.

Se essa prática é pouco comum e com poucas horas extras é possível resolver a equação, o empresário não tem outra saída a não ser autorizá-las e incluí-las nos custos.


Se a prática se torna mais comum e são registradas muitas horas extras de vários colaboradores, a empresa deve pensar na possibilidade de aumentar a equipe ou, ainda, acrescentar mais um turno de trabalho, caso o espaço físico e máquinas sejam limitados para o crescimento no mesmo período.


Uma terceira possibilidade seria a contratação de mão de obra temporária, caso a empresa trabalhe com sazonalidade, aumentando a produção em datas como Natal, Páscoa, Carnaval e férias. Assim, o aumento no custo da mão de obra é justificado pelo aumento da demanda e, consequentemente, do faturamento. E tudo volta ao normal assim que terminar a temporada, permanecendo o quando de funcionários enxuto até a próxima estação.

Autor: Márcio Lavelberg
Fonte: Exame