Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

21 de setembro de 2011

Encontre um produto vencido e leve outro dentro da validade grátis


APAS e Procon-SP preparam medida compensatória

A partir do dia 1º de Outubro de 2011, o consumidor que encontrar nas gôndolas dos supermercados do Estado de São Paulo um produto fora da data de validade poderá levar gratuitamente outro
igual dentro do prazo de validade. O acordo, assinado em maio passado entre a APAS e o Procon-SP, é uma iniciativa inédita que faz dos consumidores parceiros dos supermercados na questão dos produtos vencidos por erros operacionais.

A novidade é válida para os produtos encontrados na área de vendas e antes de passar pelo checkout. A APAS vai disponibilizar no Portal APAS o cartaz que informará a medida aos consumidores. Com o slogan “De olho na validade”, o cartaz poderá ser impresso pelos supermercadistas e fixado na entrada e saída das lojas e também junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Caso o cliente leve a mercadoria e só em casa perceba o problema, valerá o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor (CDC): ao mostrar a nota fiscal que comprova que o produto foi comprado naquela loja, será feita a troca. “A medida representa um grande avanço para o setor. Conhecemos as nossas dificuldades e queremos melhorar o atendimento ao consumidor”, afirma o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar da APAS Marcio Milan.

Projeto piloto

No mês de Setembro, a Câmara Técnica do Comércio Supermercadista – composta por integrantes da APAS e do Procon-SP – desenvolve o projeto piloto em lojas dos grupos Pão de Açúcar, Walmart, Carrefour e Coop – Cooperativa de Consumo, localizadas na capital, Grande São Paulo, ABC Paulista, interior e litoral paulista.

Os colaboradores de frente de caixa foram capacitados para orientar os consumidores sobre a medida e o feedback é positivo. Até o final do mês, o Portal APAS entrevistará os supermercadistas participantes do piloto para mostrar a experiência em cada unidade.

As lojas participantes do projeto piloto são: Pão de Açúcar Tatuapé, Extra Hiper Mooca, Walmart Tamboré, Carrefour Santo André, Coop Tatuí, Coop Diadema e Coop São Vicente.