Como pedir desculpas ao seu cliente
O empresário americano Michael Michalowicz é especialista em empreendedorismo. Ele também apresenta um programa de TV nos EUA e escreveu o livro The Toilet Paper Entrepreneur, onde dá dicas para empresários.
Em seu blog, onde ele escreve sobre o tema do livro, ele listou uma série de dicas sobre um tema que nem sempre é tratado pelos empresários. “Como um empreendedor, você precisa cuidar muito bem dos seus clientes. Eles são o que faz seu negócio respirar. Quando você faz alguma besteira com algo (o que sempre acontece alguma hora), é sempre bom ter algumas cartas na manga, então guarde algumas dessas dicas de como pedir desculpas e colocar as coisas no caminho certo”:
Fale agora – Quando você cometer um erro, assuma-o perante seu cliente assim que identificá-lo. Se você não tiver a solução ainda, fale pro seu cliente que você o contatará assim que a encontrar.
Cara-a-cara ou telefone, nunca e-mail - Erros podem resultar em conversas mais emocionais, que não ficam bem em e-mails. Encontre seu cliente ou pelo menos telefone para ele.
Detalhes – Dê os detalhes sobre o que aconteceu e não minimize as falhas. Mas também não seja dramático. Prenda-se aos fatos.
Assuma o erro – Reconheça que você causou alguns danos ao seu cliente e que isso pode até ter efeitos indiretos que você não sabe.
Lamente sinceramente - Seja sincero e explique como você lamenta o ocorrido.
Valorize – Agradeça seu cliente por ser seu cliente e por ficar com você ao longo dos anos.
O conserto - Conclusão, você precisa consertar as coisas. Proponha uma solução e tenha certeza de que seu cliente considere-a apropriada. Também esteja preparado para oferecer algum tipo de restituição.
Arranque a raiz - Depois que você resolver o problema, confirme que seu cliente está totalmente satisfeito com isso. Depois, tome medidas para garantir que esse erro não aconteça nunca mais.
Fonte: www.saialugar.com.br
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