5 Lições para aprender com o FC Barcelona
O melhor do mundo nos gramados
Considerado o melhor time de futebol do mundo, o Barcelona faz jus ao seu slogan “Mais do que um clube”. O time catalão é considerado uma marca global. Ele é o número dois no ranking de clubes
com maior bilheteria de futebol, segundo a Deloitte.
Nos últimos quatro anos, o melhor do mundo dobrou seu faturamento e registrou receita de quase 500 milhões de dólares em 2010. Seu último feito foi a conquista do título de campeão da Europa, no final do mês de maio, contra o Manchester United por 3 a 1.
Mas para aqueles que acham que o sucesso do clube se resume apenas no futebol, se enganam. Após, superar uma crise no início dos anos 2000, o Barcelona segue à risca algumas condutas de gestão para se manter entre os melhores do mundo.
Veja a seguir 5 lições de gestão que se pode aprender com ele:
1 - Invista em seus próprios talentos
Oito dos principais jogadores do Barcelona vieram da escola de futebol La Masia do time catalão. O que significa que desde cedo os jogadores são orientados a conhecer os valores do clube, como espírito de equipe, auto sacrifício e perseverança.
Investir nos próprios talentos tem sido uma estratégia certeira do clube, que prefere não apostar suas fichas apenas nas estrelas mundiais do mercado, como faz a maioria dos times europeus.
Segundo Boris Groysberg, da Harvard Business School, gestores que investem nos próprios talentos, na maioria das vezes, têm mais retorno positivo.
2 - Seja melhor que seus concorrentes
É inevitável que o Barcelona seja conhecido mundialmente diante de tantas conquistas do clube. A última, o título de campeão da Europa o colocou ainda mais em evidência.
Segundo o ranking da International Federation of Football History & Statistics (IFFHS), o time está no topo como melhor do mundo.
Não adianta ser só mais uma opção para o cliente, você precisa ser melhor e reconhecido por isso. Deixando o lado torcedor de lado, se você fosse comprar a camisa de um time, qual você levaria, a mais barata ou a do melhor do mundo?
Pense bem, a sua resposta é a chave para você conhecer o público que compra o seu produto!
3 - Mantenha “o melhor” em sua equipe
O argentino Lionel Messi é considerado um dos melhores jogadores da atualidade. Em 2009, ele conquistou o prêmio de melhor do mundo pela FIFA e a Bola de Ouro, no ano passado.
Messi joga pelo Barcelona e começou na escola de futebol do clube quando tinha apenas 16 anos. Com salário estimado em cerca de 2 milhões de reais, dificilmente Messi pense em deixar o Barcelona.
O Chelsea, clube da Inglaterra, já quis contratar o jogador, mas o Barcelona não quis nem conversar sobre o assunto.
4 - Diversifique sua receita
Apesar de ser o segundo time com maior bilheteria do mundo, segundo dados da Deloitte, o faturamento do Barcelona é bastante diversificado.
A marca, além do futebol, atua também em outras categorias esportivas, como basquete, handball, hóquei e futebol de salão.
No ano passado, o time assinou, pela primeira vez, um contrato de patrocínio por cinco anos com o Qatar Sports Investment, com investimentos estimados em 165 milhões de euros.
5 - Conquiste seus clientes
A ideia de ser “mais do que um clube” tem feito com que o Barcelona cultive um relacionamento mais próximo com seus torcedores. Cerca de 3000 torcedores participam ativamente das decisões do time.
Com uma das maiores torcidas do continente europeu, com cerca de 60 milhões de torcedores, recentemente, o clube conseguiu reunir aproximadamente 1 milhão de pessoas para aplaudir uma de suas vitórias.
Autor: Daniela Barbosa
Fonte: Exame.com
0 comentários:
Postar um comentário