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22 de março de 2011

9 Maneiras para lidar com vendedores complicados

Existem vendedores que não aceitam que o seu modo de pensar ou de agir possa estar errado ou interferindo no bom entrosamento da equipe, nos resultados da empresa e nas vendas do próprio vendedor. Saber pisar em ovos para lidar com eles é uma arte. Nós trocamos as palavras, mudamos o tom de voz, colocamos as vírgulas, tentamos contornar, sem que ninguém se magoe para não influenciar nas vendas.

Repreensões, avisos, discussões, nada fará com que uma pessoa se corrija. O livro Como Fazer Amigos E Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, aponta maneiras de mudar as pessoas sem ofendê-las, isto é, como criticar sem ser odiado:

1.Comece sempre com um elogio. Um elogio ou um incentivo tem a capacidade de mudar inteiramente o futuro de uma pessoa. É o conceito básico de um relacionamento. As pessoas necessitam ser valorizadas. Seja sincero em seus elogios.

2.Chame a atenção para os erros de outras pessoas. É uma maneira eficaz de corrigir erros. Fale, de maneira indireta com frases “Isso era o que ela poderia ter dito...” ou “Ele poderia ter feito isso...”.

3.Fale primeiro sobre seus próprios erros. Antes de uma crítica, deixe transparecer que você sabe que não é perfeito, mas que, pela sua experiência, seus conselhos são importantes. Mas não deixe parecer um sermão.

4.Não dê ordens nem pressione. Ao contrário, faça perguntas do tipo “Existe alguma maneira de...?”, “Se eu te disser que...” ou “Alguém tem outra idéia?”

5.Evite envergonhar a outra pessoa. Nada prejudica mais um relacionamento do que ferir o ego de um vendedor, pois ele nunca irá esquecer.

6.Encontre uma virtude nesse vendedor e a valorize. Mesmo que precise se esforçar para encontrar um valor, faça-o entender que existe algo em sua reputação que precisa ser zelado. “Você tem garra, por que age assim?”

7.Faça o erro parecer fácil de ser corrigido. Mostre que você quer ajudar e se preocupa. Lance um desafio e comemore os resultados positivos.

8.Faça o vendedor imaginar que é importante. Deixe-o ver que a contribuição dele é importante para a empresa e os benefícios que receberão com suas sugestões. “Amanhã virá um cliente muito especial, se você puder organizar sua mesa...”

9.Troque o...

Está última dica, é um conselho meu que demorei a aprender, e paguei caro por isso. Todos sabemos, o quanto é difícil e custoso para empresa essa história de demissão, recrutamento e seleção. Mas às vezes por mais que se tente não se consegue resolver o problema e ficar adiando uma demissão, pode custar mais caro do que o próprio processo. Especialmente se o tal “complicadinho” for um vendedor negativo e persuasivo. Isso poderá levar a contaminação de toda a equipe de vendas.

Não tenha medo, e não permita que vendedores negativos e “complicadinhos” prejudiquem o ambiente de trabalho, mesmo se os resultados forem bons. Ficar refém de um mal vendedor é a pior coisa que pode acontecer para um empresário ou para um gerente de vendas.

Por isso recomendamos sempre manter a Caixa d'água cheia, ou seja, ter um banco de talentos ativo para eventuais substituições quando necessárias.

Lembre-se! Você não conseguirá ajudar quem não quer ser ajudado. Tente, treine-o, motive-o, desafie-o, recompense-o, ou troque-o!


Por: Cesar Frazão
Fonte: www.cesarfrazao.com.br