Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

14 de abril de 2014

Como atender seu cliente com excelência... e como não o fazer!

Criatividade e Excelência no relacionamento com o cliente

Um excelente atendimento atrai clientes.

Este é um assunto que muito me interessa. Acho  admirável , empresas que conseguem descobrir um caminho de criatividade
e excelência nos serviços ofertados aos clientes.

Algumas empresas gastam pequenas fortunas para criar campanhas fantásticas, visando atrair o cliente. No entanto, depois que ele está dentro da empresa, o atendimento não tem nada de excelente.

Recados não são retornados, pendências ficam sem resposta, pedidos são entregues com atraso,  soluções são vendidas com desleixo, sem que haja por parte do vendedor a  preocupação em atender as reais  necessidades do cliente. Desta forma, a empresa segue passando muito longe da tal excelência prometida nas campanhas criativas.

Cliente quer se sentir único, especial…isto todos nós  sabemos, ou pelo menos deveríamos saber.

Não adianta tratá-lo apenas como mais um cliente dentro da empresa.
O dinheiro gasto em propaganda/promoções criativas pode ser totalmente desperdiçado, caso não ocorra uma sintonia entre as ações de atração  e atendimento ao cliente.

Atraia sim o cliente para dentro da empresa, mas não deixe de mostrar o quanto ele é importante , através de um excelente atendimento.

Capacite sua equipe de colaboradores, possibilitando que eles saibam a maneira mais adequada para tratar com o cliente, nas mais diversas situações e estejam aptos a resolver os problemas que surgirem.

Às vezes, até mesmo uma simples ligação para o cliente se torna difícil. O telefone está sempre  ocupado, ou a ligação só cai na caixa postal.
Quem nos dias de hoje tem a paciência para ficar aguardando o retorno de um recado por um dia inteiro?
Quem nos dias de hoje está disposto a levar desaforo para casa?

Existem dirigentes de empresas que ainda não acordaram para isso e acreditam que excelência no atendimento ao cliente é a distribuição de brindes e cartões de natal no final do ano.

Atualmente  os clientes, tanto pessoas jurídicas como físicas, podem reclamar do mau atendimento prestado por qualquer empresa  de forma bastante agressiva.

O advento da internet, (redes sociais, youtube, blogs, sites, etc) potencializou o marketing. Tal fato pode ser muito positivo, ou extremamente negativo, dependendo do nível de excelência dos serviços que as empresas prestam aos seus clientes .

Para ilustrar este comentário, veja abaixo dois vídeos bem interessantes, em um mercado com alto índice de insatisfação de seus clientes, o das empresas de táxi aéreo. Temos exemplos muito legais de como um cliente satisfeito se comporta quando se sente surpreendido pelo excelente atendimento e as consequências desastrosas que um cliente muito insatisfeito pode causar, inclusive no faturamento de uma empresa.
 
O primeiro vídeo, trata de uma forma de encantar o cliente, de se fazer presente.
Veja o filme da TAP e da Infraero, uma homenagem ao aniversário da cidade do Rio de Janeiro.
Aconteceu no aeroporto do Galeão e estão realizando está apresentação nos maiores aeroportos do mundo.
Preste atenção na reação das pessoas!



Com certeza o momento vivido pelas pessoas que estavam no aeroporto do Galeão não será mais esquecido. Você tem alguma dúvida sobre qual será a escolha dessas pessoas em sua próxima viagem?

O outro link trata da situação de um cliente que julgou não ter tido um bom atendido, por parte da companhia aérea americana United.
O vídeo “ United breaks guitar” , foi visitado por milhões de pessoas, repassado e traduzido em diversas línguas. Que marca impressionante!
Este é um exemplo de criatividade que mostra a insatisfação do cliente.




Imagine quanto a United perdeu, e quanto terá que investir para retomar a confiança de seus clientes e reestabelecer sua imagem no mercado!

Espero que o conteúdo destes vídeos possa despertar sua atenção sobre a importância da excelência no atendimento ao cliente.

E você, como tem tratado o seu cliente?

Seja criativo e Boas Vendas!!!
 
Deixe seu comentário, com certeza você tem bons (e maus) exemplos de criatividade e excelência no atendimento.

 
Fonte: Varejo Expert