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18 de agosto de 2010

A importância da setorização para o consumidor

A ordem que conquista o progresso

Quem é o meu consumidor e como quero ser visto por ele?

A princípio, esses parecem questionamentos simples e, de fato, são.

O problema é não confundir simples com banal e ignorar a importância

de se refletir e buscar respostas verdadeiras para esses dois pontos. A consequência pode ser o comprometimento do resultado do seu negócio – e isso já não é tão simples, não é mesmo?

Ao se planejar uma loja, seja uma nova instalação ou uma modernização de um ponto já existente, é preciso ter uma idéia clara de para quem você quer vender, quem é o consumidor que você quer atrair para a sua loja e qual a imagem mais forte que ele precisa ter de sua loja, ou seja, como você quer ser LEMBRADO por ele.

A análise dessas respostas é imprescindível para se determinar o conceito do seu negócio. No caso de uma loja de materiais para construção, por exemplo, identificar e respeitar as peculiaridades do perfil do seu consumidor é ponto-chave.

Leva-se em conta nessa hora todas as condições de regionalidade, porte da loja — será uma loja com dimensões de home center, com capacidade para estoque e exposição de um mix com cinco mil itens ou posso chegar a 45 mil? Minha localidade atrai consumidores de cinco ou seis cidades da região ou os residentes do próprio bairro? Quero ser referência em preço, variedade e qualidade em elétrica, ferramentas ou em itens para hidráulica?

Isso também vai definir o seu ponto forte em termos de investimento. Em que segmento você vai apostar? Onde vai apostar seu sucesso? O setor escolhido será o mais trabalhado em termos de valorização visual, amplitude de compras, apelo em marketing direto e merchandising. Este é o setor que vai “encantar” seu cliente para dentro da loja. As outras categorias, alinhadas à esta estratégia, são as que estarão gerando as vendas de impulso.

Setorização: bom para quem vende, bom para quem compra

Corredores desalinhados, produtos espalhados de forma desordenada — um mesmo item presente em várias prateleiras, às vezes, até com preços diferentes. Você, com certeza, já viveu esta experiência como consumidor? Qual foi sua reação? Dedicou tempo e paciência e foi “desvendar” os mistérios das prateleiras para realizar sua compra ou simplesmente foi embora, deixando para comprar o que precisava em outro lugar?

Pois é... O fator tempo é importante na vida de todo mundo — não somente na sua. O seu cliente também não tem tempo para ficar “desvendando” sua loja. Pior que isso, ele, assim como você, sabe que PODE, PRECISA e MERECE ser bem tratado, bem recebido.

Até a fase de projeto e construção ganha tempo e reduz investimentos, quando a setorização de uma loja é pensada a tempo. Isso porque alguns setores exigem condições especiais de exposição — a categoria elétrica, exige tomadas e pontos de luz com dimensionamento para uma carga extra que com certeza será consumida; o setor hidráulico, por exemplo, precisa de um lugar com pé direito alto para serem expostos de forma satisfatória; itens de jardinagem e piscina precisam ter espaço para serem vistos e ambientados de forma a valorizar suas opções.

Para o cliente, a compra fica mais lógica e inteligente. A visita à loja é quase um roteiro, onde um setor “convida” a visitar o outro e tudo se complementa. Com tempo disponível, este consumidor explora cada corredor de sua loja, porque o ambiente é limpo, agradável, prático e não o cansa, nem incomoda. Na hora da pressa, ele também consegue resolver rapidamente o que precisa e vai embora, mas sai da loja com aquela sensação de que “preciso voltar aqui com mais calma”...

Quando bem organizada, uma loja oferece oportunidades de layout que podem se renovar de tempos em tempos, sem descaracterizar o ambiente ou confundir o consumidor. Deixa “fôlego” entre as ruas internas para destacar as promoções que acontecem em cada momento, explora de forma positiva uma comunicação visual que valorize sua loja e oriente seu cliente.

Em cada setor também existe uma lógica de exposição que poderá ser definida por preço, por aplicação ou marca. Cabe ao lojista — você — entender o que tem em mãos para oferecer ou o que pretende ter e definir onde quer chegar.

Em termos gerais, uma coisa é certa. Embora já bastante explorado, o termo “Foco no Cliente” ainda é o melhor caminho para quem está determinado a ter sucesso em seu segmento, seja ele qual for. Saber ouvir o seu cliente, entender o que ele precisa e o que ele quer e preparar-se para melhor atendê-lo vai acabar levando você mais longe do que isso, vai levá-lo a surpreender este cliente. E é isso o que, no final, vai fazer a diferença.

Por Celso Afonso Cabana
Fonte: www.varejista.com.br