Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

4 de agosto de 2010

O que fazer com as mercadorias vencidas em minha loja?

O que fazer com as mercadorias vencidas em minha loja?

Uma das soluções é negociar com os fornecedores a devolução ou troca do produto. Para não ter surpresas desagradáveis, antes da compra, procure se informar sobre as possíveis formas de troca que cada indústria oferece. Alguns pagam a diferença das devoluções por meio de depósito na conta corrente da loja. Outros oferecem desconto em futuras compras ou enviam produtos extras como bonificação. Mas o procedimento mais comum é substituir os produtos vencidos por novos na mesma quantidade a ser devolvida.


Outra dica é criar um sistema para identificar o motivo da troca. A medida ajuda a gerar um diagnóstico para apontar as falhas. Ou seja, identificar porque o produto venceu e as possíveis soluções. Se puder, disponibilize um espaço para agrupar as mercadorias com data de validade expirada por marca. Isso facilitará a troca e a tornará um hábito, além de evitar acúmulo de itens vencidos.
O mais importante, no entanto, é cuidar para que as mercadorias não vençam nas prateleiras. Para isso, os pedidos devem se adequar à realidade de vendas da loja. Procure não fazer grandes estoques de produtos que têm curto prazo de validade e daqueles que têm pouca saída.

Verificar a data de validade das mercadorias na hora do recebimento evita boa parte das perdas. Oriente os funcionários a devolver o produto na hora, caso o prazo esteja curto demais.

Antes de abastecer as gôndolas, confira se no estoque a mesma mercadoria tem dois ou mais prazos de validade. Escolha aquela cuja data está mais perto de expirar. Fazer promoções antes que o produto estrague é outra dica para evitar perdas.

Por Jair Tisatomi, gerente, Supermercados Onitsuka
Fonte: Supermercado Moderno