Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

23 de abril de 2014

Como ser um bom líder

Impacto da liderança

A importância do exemplo dado pelo líder à sua equipe.
Há alguns dias, eu conversava com uma cliente, que me falava sobre sua insatisfação com seu negócio, de suas incertezas. Que acreditava muito no sucesso do seu produto, produto este, inovador e sem concorrência local, mas não sabia como administrar uma empresa e não sabia como colocá-lo no mercado. Num segundo momento da conversa, ela começou a falar de si, de como estava desmotivada e sem energia para tocar em paralelo sua profissão e o seu negócio.

Alguns dias depois, sua equipe técnica desistiu, pediram demissão coletiva. Antes de dar sua anuência, perguntou a cada membro da equipe o motivo de sua saída. O "feedback" dado pelos ex-membros de sua equipe não foi nada animador. Além da remuneração, a motivação estava baixa. Não havia vontade de permanecer na empresa.

Quando um colaborador simplesmente desiste, sem uma grande nova oportunidade de trabalho, fica evidente que salário não é o fator que o levou a desistir do trabalho. Neste caso há um grande indicador do comportamento humano, o espelho.

Se levarmos em consideração que sempre classificamos as pessoas por modelos pré-concebidos, os colaboradores de uma empresa, buscam seu modelo de atuação no seu líder.
Observe que as empresas têm, normalmente, sua personalidade confundida com seu fundador, presidente ou CEO, nas empresas menores isso fica mais latente.

Consciente ou inconscientemente, essa equipe assumiu o modelo desmotivado e sem direção de sua líder. Era este seu espelho, seu exemplo. Se o meu líder, a pessoa mais interessada não se importa com resultados, por que eu me importaria?

É essencial que o líder de uma empresa, ou equipe esteja preparado, entusiasmado, motivado. Ele é o capitão do navio, é quem dará as coordenadas, demonstrará o Norte à sua equipe.

O verdadeiro líder é responsável pela sua equipe, suas ações influenciam seus funcionários para o mal ou para o bem. Uma equipe estará no limiar de sua eficiência quando percebem injustiças, estratégias mal designadas e quando não se sentem parte importante na busca por resultados.

O líder deve se posicionar na trincheira, direcionando e atribuindo para sí próprio os problemas que a equipe enfrenta, deve estar motivado e motivar seus funcionários, afinal, o sucesso e o fracasso dependen do funcionamento e da sinergia da equipe e esta, por sua vez, depende diretamente da ação do líder.