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10 de agosto de 2010

Como evitar rupturas no estoque

Erros humanos que prejudicam as compras

De nada adianta ter um sistema fabuloso de controle de estoques se as informações que o alimentam estiverem incorretas. Pequenos erros cometidos na frente de loja
ou na hora de definir o espaço em gôndola podem comprometer a consistência dos dados. E, quando isso acontece, não tem jeito: os pedidos saem errados. Ou falta produto ou sobra mercadoria nos depósitos. Nem uma coisa nem outra são boas para os negócios. Confira alguns cuidados que podem ser evitados no dia a dia.

· É comum, por exemplo, a operadora ter duas versões de um mesmo produto (sabor, tamanho etc) e passar o código de barras de apenas um multiplicando o preço registrado por dois. Quando isso acontece, é informado ao sistema que saíram duas unidades de um mesmo SKU quando, na verdade, foram dois SKUs diferentes. O risco aí é faltar uma versão e sobrar outra. Para evitar o problema, algumas redes travam a opção de multiplicação.

· Deixar de registrar à parte as quebras e as transferências de seção – por exemplo, um molho que vai ser usado na rotisseria – também gera problemas. Se isso não for feito, o produto continua constando no estoque.

· Quando falta um item em gôndola, muitas lojas puxam a frente de outro que está ao lado. Isso faz com que seja necessário aumentar a compra do item cuja frente aumentou para suprir o espaço a mais. Nesse caso, corre-se o risco de não haver uma procura suficiente dos consumidores por eles. Com isso, os produtos ficam parados nas gôndolas e os prejuízos acontecem. Ou seja, essa é uma prática que precisa ser evitada.

Fonte: www.supermercadomoderno.com.br