Adicione aos favoritos, compartilheClique no botão Opções do Artigo;

9 de agosto de 2010

Como diminuir gastos mantendo os funcionários

Quando o momento do negócio pede resultados, é comum os empresários correrem para cortar custos. É o que afirma a pesquisa International Business Report. Para 23% dos executivos ouvidos a redução de custos é o caminho mais curto
para
aumentar a rentabilidade do negócio.“Os cortes corretos são aqueles que eliminam desperdícios”, afirma Gustavo Ayala, consultor de varejo. Alguns exemplos são gastos com banners, faixas de preço, além de ilhas e pontas de gôndolas.

A principal dificuldade é identificar gastos que podem ser cortados e não acabar dando um tiro no pé. Diminuir a equipe pode acarretar em uma piora no atendimento. O ideal é calcular se o lucro de um certo departamento supera os gastos com um funcionário. Um bom exemplo é o da rede mineira Rex, 17 lojas. A empresa precisava cortar custos, mas não quis mandar os empacotadores, um diferencial ainda muito valorizado hoje em dia, embora. A decisão de mante-los foi fundamental para uma outra diminuição de custos: as sacolas plásticas. Orientados para oferecer caixas de papelão para o armazenamento das compras, os funcionários ajudaram a rede a diminuir em 13% as despesas com sacolas.

Outro exemplo é aproveitar os funcionários para ampliar a rentabilidade de algumas áreas, como o açougue. Isso pode ser feito a partir da oferta de cortes de carne para determinados pratos, como o estrogonofe. A prática tem dois benefícios: atende as necessidades da clientela e ainda pode ser vendida por um preço mais alto.

Fonte: www.supermercadomoderno.com.br