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27 de agosto de 2010

Como começar (ou manter) um novo negócio

10 dicas de sobrevivência para pequenas empresas.

Pesquisas do SEBRAE mostram as taxas de mortalidade das microempresas, onde quase 80% não sobrevivem os cinco primeiros anos de vida. A culpa vai para a má administração
do negócio, mas é claro que não é isso, e sim a falta do acompanhamento de um consultor financeiro, para auxiliar nos primeiros passos.

Para ajudar o pequeno empresário a ter sucesso no seu novo negócio, o assessor financeiro e contábil Klaudius de Mallizi Faria, elaborou dez dicas pensando nas dificuldades que as pequenas empresas têm para sobreviver no mercado.

Com mais de 20 anos de experiência acompanhando pesquisas realizadas sobre a mortalidade das pequenas e médias empresas, Klaudius, que, atualmente, é sócio de uma empresa de sucesso e é consultor de outros empreendimentos bem sucedidos, conta que já sofreu com a queda de sua própria empresa assim como já acompanhou o declínio de clientes e conhecidos "um negócio que não dá certo é uma lástima. Alguns especialistas garantem que o sentimento gerado no empreendedor é equivalente ao da perda de um ente querido, assim como a perda de emprego também gera algo nesta dimensão.

No meu ver, é uma comparação um pouco exagerada, mas entendo que o sofrimento é enorme para o empresário que vê seu negócio não dar certo, é de deixar qualquer um perdido e sem norte. Para uma questão complexa como essa, capaz de despertar tantos sentimentos e emoções no ser humano, o mais importante para evitar sofrimento e desgaste é oferecer dicas e orientação aos empreendedores que estão dando seu primeiro passo neste universo.

Não pode haver desistência de realizar pelo medo de errar. É preciso que sejam divulgadas informações sobre os passos necessários para começar algo de maneira correta e, assim, aumentar as chances de sucesso".

Abaixo, o especialista aponta alguns motivos da "morte" da microempresa e dá 10 dicas essenciais para o novo empresário.

DICAS PARA MICROEMPRESÁRIOS

1º Quem vai administar? O sócio vai trabalhar? Tem outro rendimento? Precisa de um resultado imediato para sustentar sua família?

É importante ficar definido quem vai ser o "cabeça" do negócio, quantas pessoas estarão dispostas ao trabalho, se o dono tem outra renda ou vai depender exclusivamente da nova empresa, se precisa do retorno rápido para o sustento.

2º Ter um bom contador, que apresente uma planilha com a demonstração financeira e fluxo de caixa para saber qual o fôlego mínimo do negócio.

O contador pode dizer o tempo e o planejamento para o futuro da empresa. Ele também pode prever em quanto tempo o investidor pode ter retorno financeiro.
3º O nome do negócio/da empresa
O nome traduz o significado da empresa. Por isso, deve ser escolhido com cuidado, para que as pessoas associem facilmente o que será negociado.
4º O ponto certo
Isso é muito importante. Deve ser feita uma pesquisa, para verificar se o local está apto a receber este tipo de micro empresa, se tem concorrência na área (se for o caso) e se a vizinhança faz parte do público alvo a ser atendido.
5º Saber se o local é autorizado pela prefeitura

É de extrema importância verificar as possibilidades para não se perder tempo, nem dinheiro.

6º Preparação da documentação Alvará

Muitas empresas acabam fechando depois da inauguração pela falta de documentos, como o Alvará, por exemplo.

7º A contratação de uma assessoria de imprensa (divulgação antes do inicio da atividade é fundamental)

Uma Assessoria de Imprensa verá a melhor forma e divulgar o negócio, montando uma estratégia de acordo com o público alvo do produto.
8º A contratação de sua equipe de trabalho
A equipe deve ser escolhida com muita calma e cautela. Bons profissionais podem fazer uma empresa deslanchar em pouco tempo.

9º O Treinamento da equipe

Cada pessoa deve ficar ciente de sua função na empresa e saber que deverá exercê-la com prazer e boa vontade. O cliente sempre deve ficar satisfeito com o resultado final.

10º O Sucesso das Vendas dos Serviços e a manutenção de seus clientes, a distribuição de resultados entre seus funcionários, gerando maior satisfação de todos

O Sucesso depende de cada passo dado acima. Com cuidado, atenção e trabalho, a empresa tem tudo para triunfar e se tornar referência no mercado.

Fonte: Portal do varejo